
Me chamo Camila Maciel, sou escritora, contadora de histórias e a primeira engenheira eletricista de todas as gerações da minha família, completarei esse ano 10 anos de carreira no setor de transmissão de energia, construí subestações de Norte a Sul do Brasil.
Já perdi as contas de com quantos homens trabalhei, no último empreendimento que participei como co-responsável do projeto e execução, o Bipolo II- UHVDC de Belo Monte da maior linha do mundo em 800kVcc, era a única engenheira eletricista da construção e uma das pouquíssimas mulheres entre 800 pessoas no pico da obra na subestação Xingu.
Lembro o nome das poucas botinas de mulheres profissionais que dividiram os canteiros de obra comigo por esse Brasil.
Em 2019 tive o imenso prazer de dar palestras sobre minha carreira na universidade que me formei em Campina Grande e no IFAL para alunos de engenharia elétrica, me marcou a fala das meninas: é muito importante vermos exemplos de mulheres que seguiram carreiras como a sua, nos dá força para querer entrar nessas áreas.
E alguns meses depois sentada no chão entre relés eletromecânicos de uma antiga subestação pensei: por que só contar a minha história se posso usar meu dom de contadora para também mostrar as muitas mulheres “fazedoras” que trabalham nas mais diversas áreas e usam botina por esse Brasil como eu.
E assim criei o projeto elas de botina, onde conto histórias de mulheres que como eu trabalham orgulhosamente com suas botinas em áreas ainda muito masculinas com o objetivo de inspirar e incentivar as mulheres que queiram entrar nesses setores.
Acredito que livros são legados que deixamos para humanidade, e as histórias das mulheres reais que fazem muito por esse Brasil merecem estar neles para que as futuras gerações saibam que não estão sozinhas e que os caminhos foram abertos pelas que vieram antes delas. Cada página virada de um livro é uma possibilidade de vida que se abre para cada menina e mulher que irá ler.
Todas as inspiradoras histórias contadas no elas de botina viram livros digitais gratuitos que você pode baixar aqui no site e compartilhar com quem quiser.
Somos mais que profissionais, somos mulheres “fazedoras” reais que se orgulham em calçar suas botinas.
Somos elas de botina.
